Notícias


Especialista do Imot dá dicas para escolha da mochila ideal

As aulas estão retornando e muitos pais e responsáveis aproveitam essa fase para escolher uma mochila para as crianças utilizarem até o fim do ano letivo. No entanto, antes de verificar qual o modelo esteticamente mais adequado, o especialista do Imot, Rossini Tavares de Lima, dá dicas e alerta que é preciso atentar para alguns fatores que são importantes para a proteção à coluna dos estudantes. Afinal, carregar um peso acima do ideal, de maneira inadequada, pode ser bastante prejudicial à postura e saúde da coluna do jovem.

Um dos itens a ser observado na escolha da mochila é se o peso carregado por ela está dividido igualmente entre os dois ombros, de modo a não ocasionar sobrecarga em um só. “Além disso, o ideal é que as alças das mochilas tenham de 4 a 5 centímetros de largura e o peso total a ser carregado não ultrapasse 10% do peso corporal da criança”, alerta Lima, ortopedista que integra a Equipe Imot O especialista salienta, ainda, que a mochila deve ficar na altura da cintura da criança.

Durante o decorrer das atividades escolares, Rossini observa que é importante observar o cotidiano da criança. “Se houver queixas de dores ou se observar algum vício de postura, é preciso procurar orientação médica imediatamente”, destaca o médico.

Isso porque, a longo prazo, podem surgir deformidades na coluna vertebral, sendo a cifose a mais comum delas. “Um problema pode se iniciar como postural mas pode se agravar, em função da imaturidade óssea da criança, se transformando em uma patologia irreversível”, salienta.

Já para aqueles que optam pelas mochilas de carrinho, que são puxadas pelas mãos, alguns cuidados também devem ser adotados. “A princípio, precisamos ver o trajeto a ser percorrido, as irregularidades nas calçadas podem ser grandes obstáculos. E, principalmente, a subida de escadas, que podem concentrar o peso e exigir muito esforço da criança”, finaliza Rossini.

Outros artigos relacionados na Sbot.





DEPOIMENTOS
Pronto
Atendimento