Nossas Especialidades




Terapia de Ondas de Choque

Difundida no mundo inteiro, principalmente nos países europeus, o IMOT traz em primeira mão essa inovação em tratamento para a região. A técnica também é utilizada em várias especialidades como medicina esportiva, cardiologia e até mesmo na área de medicina estética. “Acreditamos que, apesar de mais de duas décadas de existência, a terapia por ondas de choque crescerá muito, minimizando ou até mesmo eliminando o sofrimento de vários pacientes que antes não acreditavam na cura ou teriam que se submeter a procedimentos cirúrgicos que em muitas ocasiões eram recheados de complicações”, destaca Dr. Flavio Samea, ortopedista especialista em ombro e cotovelo e responsável pela área de terapia por ondas de choque do IMOT.

De acordo com o médico, a terapia consiste numa onda mecânica (e não elétrica como muitos imaginam), semelhante à técnica utilizada pelos urologistas para tratamento de cálculos renais (litotripsia). Existe um protocolo de tratamento para cada tipo de patologia e paciente, o que é muito variável. “As aplicações na ortopedia incluem diversas patologias tais como tendinites diversas, bursites, esporão de calcâneo, dores musculares, fraturas que apresentam retardo no tempo de consolidação e até mesmo aquelas que não consolidaram, entre outras”, completa.

O ortopedista explica ainda que as ondas de choque atuam de diversas maneiras, incluindo ação analgésica, pois durante a aplicação leva à liberação de enzimas locais que atuam na fisiologia da dor, fator pelo qual muitos dos pacientes já apresentam melhora significativa logo após a aplicação; ação mecânica, porque as ondas passam pelos tecidos, dissipam-se, estimulando a liberação de substâncias anti-inflamatórias e com isso ativando os mecanismos de defesa do organismo, reabsorvendo-os e promovendo a sua cicatrização; e ação vascular já que comprovadamente provocam a formação de novos vasos sanguíneos (neovascularização), no local da aplicação, gerando uma maior nutrição dos tecidos e favorecendo, com isso, a cicatrização das lesões.

No Imot, o tratamento por ondas de choque é realizado após uma consulta prévia para avaliação do paciente. As aplicações são realizadas quinzenalmente ou até mesmo mensalmente em números variáveis dependendo dos resultados obtidos. Alguns pacientes necessitam se submeter a um maior número de aplicações, contudo dificilmente não se beneficiarão do tratamento. “Os resultados obtidos no tratamento são muito satisfatórios e promissores tendo como base os pacientes que já se beneficiaram dele, bem como a crescente procura para o tratamento”, finaliza o médico.





DEPOIMENTOS
Pronto
Atendimento